segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DIA de AÇÃO de GRAÇAS



Todos sabemos que o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) é comemorado nos Estados Unidos na quarta quinta-feira do mês de novembro e sua celebração talvez seja mais significativa que o Natal. Segundo a tradição, o primeiro Dia de Ação de Graças americano aconteceu em 1621, entre os colonos ingleses (peregrinos) que tinham fundado a colônia Plymouth, estado de Massachusetts. A festa foi feita junto aos integrantes da tribo Wampanoag, convidados dos colonos. Num gesto de delicadeza, os índios levaram comida aos ingleses. Mas não há evidências de que os participantes da comemoração tivessem pensado naquilo como uma festa de agradecimentos. Só em 1789, por idéia do então presidente George Washington, a data se tornou feriado.

No Canadá também se comemora o Dia de Ação de Graças, porém na segunda segunda-feira de outubro (a colheita acontece mais cedo por causa da diferença de temperatura).

Atualmente, o dia de Ação de Graças é uma comemoração da vida doméstica, centrado na casa e na família. De acordo com o significado, celebrar uma ótima colheita, preparar e comer uma grande refeição é a parte central da maioria das celebrações de Ações de Graça. Os pratos incluem peru recheado, molho de cranberry, squash, purê de batatas, batata-doce e torta de abóbora. Pratos simples, que preservam a memória do modo de vida rústico e virtuoso dos colonos.

O que a maioria de nós desconhece, é que no Brasil também existe esse dia! Instituído em 1949! Lei nº 781, de 17 de agosto de 1949! Dessa época até hoje, o Ministério da Justiça é o responsável por sua realização na capital do país. No Brasil, durante o governo do presidente Eurico Gaspar Dutra, o Congresso Nacional aprovou uma lei que consagrava a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças. Porém, em 1966, o Marechal Humberto Castelo Branco mudou a data para a quarta quinta-feira do mês de novembro, para coincidir com a celebração no resto do mundo.

Nunca tinha ouvido falar nisso, desconhecia completamente! Quem me chamou a atenção para o fato foi a nossa amiga Loulair, que afirmou com toda a certeza de que esse dia existia no Brasil, o que me levou a fazer a pesquisa.

No Rio de Janeiro, em dezembro/2000, a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro instituiu o Dia Estadual de Ação de Graças no Calendário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, a ser comemorado na quinta-feira da quarta semana do mês de novembro. Na cidade de Cabo, em PE, foi declarado feriado municipal em 2005.

Creio que essa lei foi uma daquelas que, como já aconteceu com outras... não pegou! Talvez porque o Dia de Ação de Graças brasileiro não foi declarado feriado nacional!

Blog Da Yolanda Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário